terça-feira, 3 de fevereiro de 2015

Depois do final feliz




       "E viveram felizes para sempre..."

       É assim que termina a maioria dos contos de fadas infantis. Com essa afirmação, fechamos o livro e vamos viver nossas próprias vidas. Buscando nosso próprio final feliz.
       Quando crianças, ouvimos essas histórias e imaginamos que a nossa terminaria assim também. Eu pensava assim, por exemplo. Pensava que um dia eu não teria nenhum problema para resolver e todos os meus sonhos estariam conquistados e realizados e aí seria o meu "feliz para sempre", vivendo o resto da minha vida sem nada com o que me preocupar e com um príncipe encantado do meu lado. Então eu cresci (não em altura, é claro) e percebi que não é bem assim. Observando a vida das pessoas e a minha própria, dá pra perceber que não existe um momento em que tudo se estabilizará na felicidade constante e eterna. Mas é essa a graça da coisa.
       A vida é uma constante busca pelo feliz para sempre, mas que nunca chegue o dia em que não seja mais preciso correr atrás de nada, ou chegaremos a um estado de conformismo e acomodação. Mesmo assim, não devemos ser ambiciosos a ponto de pensar apenas em possuir e não desfrutar dos objetivos alcançados e das pequenas felicidades diárias. O que eu quero dizer é que não podemos viver a vida inteira esperando o dia em que não será preciso alcançar mais nada. Que sempre tenhamos sonhos, ainda que nem todos acabem se realizando.
       Então quer dizer que mentiram para nós a vida toda dizendo que os personagens vivem felizes para sempre sendo que o final feliz não existe? Claro que não! O que tem que mudar é a interpretação dessa frase. O significado mais provável comparando à vida real seria: ser "feliz para sempre" é, mesmo às vezes estando temporariamente triste, irritado ou mal-humorado, sentir isso apenas por alguns instantes e que a felicidade seja um estado de espírito. Portanto, o "feliz para sempre" se torna um "feliz sempre", "feliz todos os dias". Isso sim faz todo o sentido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
;