sexta-feira, 26 de agosto de 2016

Sobre inícios e finais


Algo que sempre me encantou nos livros, nos filmes, nas músicas e na vida em geral: inícios. E finais.
É tão bom o início de algo. Perceber como as coisas são, acostumar-se à situação posta – algo mais fácil de se fazer quando se trata de ficção do que quando se trata da nossa vida. Observar o início de uma relação. Estar no início de uma relação, seja uma amizade ou um relacionamento entre um casal. É lindo, mesmo que a paixão que sintamos seja apenas pela pessoa que criamos na nossa cabeça.
Os finais, às vezes dolorosos ou às vezes tão bonitos. Quando inicio a leitura de um livro, fico imaginando como terminará a história. Se me fará sorrir ou chorar, e, se me fizer chorar, se será de felicidade ou tristeza. Os finais que acontecem na nossa vida algumas vezes são tristes, mas quando é um ciclo que se encerra e que gerará outros inícios, o choro é de felicidade. Uma formatura. Sair de um emprego porque encontrou outro melhor. Conseguir sair de um relacionamento abusivo. Finalmente ter coragem de morar sozinho ou de morar com outra pessoa e perder a segurança da casa dos pais. São ciclos que se encerram, mas não precisam simbolizar algo triste.
Os inícios e os finais simbolizam mudanças. Coisas que começam, coisas que terminam. Enquanto vivermos inícios e finais, sejam felizes ou dolorosos, nossa vida estará caminhando. O problema é quando não houver mais inícios ou finais, pois significa que estamos estabilizados, congelados.
Apesar de eu ter medo de mudanças e de preferir os inícios e finais apenas nos livros que leio ou nos filmes que assisto, gosto de pensar que, a cada começo ou fim, estou sendo renovada. E que esse pensamento me guie toda vez que eu temer enfrentar uma nova fase na minha vida. Que eu possa ter o discernimento necessário para saber quando é a hora de encerrar um ciclo ou iniciar algo novo. Que eu saiba lidar com os inícios e finais da minha própria vida.

Um comentário:

Unknown disse...

Adorei essa reflexão. Ao contrário de você, eu sou uma pessoa que vive passando por muitos inícios e finais na vida mesmo (além dos livros, também) e posso dizer SE JOGA! No início essas constantes mudanças podem amedrontar um pouquinho, mas com o tempo você se acostuma e depois quando não estiver acontecendo nada de novo na sua vida, vai achar que tudo está muito parado.

Já estava sentindo falta dos textos por aqui.
Bjs

Postar um comentário

 
;